SPLIT, JANELA OU PORTÁTIL: QUAL O MELHOR TIPO DE AR CONDICIONADO?

Saiba escolher o tipo de ar condicionado ideal e garanta um clima agradável no seu ambiente.

Se você está pensando em comprar um ar condicionado, é bom levar em consideração alguns fatores: a capacidade de acordo com seu ambiente, qual modelo oferece os melhores recursos e, claro, qual o tipo de ar condicionado mais adequado para o seu cômodo. Na hora da compra, você pode escolher entre um modelo de janela, split ou ter a mobilidade do aparelho portátil. Mas qual será o melhor ar condicionado para seu ambiente? Para você não ter dúvidas e fazer a escolha certa, destacamos neste artigo as vantagens e desvantagens de cada tipo de aparelho. Confira!

Ar condicionado de janela

O ar condicionado de janela é o aparelho mais tradicional. Apesar de geralmente não contar com recursos mais modernos, como a tecnologia Inverter, alguns modelos oferecem facilidades, como controle remoto, por exemplo.

Vantagens:

Geralmente conta com preço mais atrativo;

Tem instalação mais fácil (em relação ao modelo split).

Desvantagens:

Menor capacidade de refrigeração (os modelos de janela não ultrapassam 30.000 BTUs);

Produz mais ruído do que o ar condicionado split.

Ideal para:

Ambientes menores;

Como parte da estrutura do aparelho fica localizada na parte externa da casa ou apartamento, é indicado para ambientes que permitem realizar mudanças na fachada.


Ar condicionado split

Aparelho mais moderno, o ar condicionado split é dividido em duas partes. A evaporadora fica instalada dentro do cômodo e distribui o ar pelo ambiente, enquanto a condensadora é instalada na parte externa, resfriando o ar.

Vantagens:

Maior capacidade de refrigeração (os modelos split chegam a 80.000 BTUs);

Como a unidade condensadora fica na parte externa, reduz os ruídos;

Apresenta recursos mais modernos. Alguns modelos, por exemplo, são aparelhos de ar condicionado Inverter, mais econômicos no consumo de energia.

Desvantagens:

Custo de instalação é mais caro (e não se esqueça do quebra-quebra na parede, além da tubulação do aparelho);

O split cassete precisa de bom espaço no forro do cômodo para sua instalação – isso pode ser uma desvantagem em ambientes com o pé-direito baixo.

Ideal para:

Ambientes menores e até espaços maiores (basta escolher o modelo com a capacidade certa para seu cômodo);

Como parte da estrutura do aparelho fica localizada na parte externa da casa ou do apartamento, é indicado para ambientes que permitem realizar mudanças na fachada. Além disso, sua instalação exige reformas inclusive na parte interna, para a passagem da tubulação.


Ar condicionado portátil

Como o nome já explica, o ar condicionado portátil permite ser transportado para diferentes cômodos.

Vantagem:

Mobilidade: pode ser usado em vários ambientes, desde que tenham uma janela para conectar o tubo extensor, que faz a troca de ar entre o ambiente interno e o ambiente externo.

Desvantagens:

Menor capacidade de refrigeração (os modelos não ultrapassam 14.000 BTUs);

Produz mais ruído do que o ar condicionado split;

Apesar das rodinhas que facilitam o transporte, são produtos pesadinhos (média de 30kg).

Ideal para:

Ambientes menores;

Prédios ou casas antigas que não podem mudar a estrutura com instalação na parte externa do ambiente – a mesma situação pode acontecer para imóveis alugados.


Então qual o melhor ar condicionado para seu ambiente?

Como mostramos as características de cada ar condicionado, deu para perceber que o melhor aparelho varia para cada situação. O ar condicionado split é o que apresenta os melhores recursos, com várias funções para garantir a melhor temperatura. E como ele é mais silencioso, o conforto no cômodo é ainda maior. Além dessas vantagens, é a opção indicada para cômodos maiores. Mas se você quer economizar na hora da compra e tem um cômodo menor, vale a pena apostar no ar condicionado de janela. Agora, se você mora de aluguel ou não pode mudar a fachada do prédio ou da casa, invista em um modelo portátil, com o diferencial de poder ser transportado para diferentes cômodos.




Comentários (0)


Deixe um comentário